segunda-feira, 20 de junho de 2011

"I Encontro Inclusão e Cidadania" lota Plenário da Câmara

A Câmara Municipal de Divinópolis, através da Comissão de Direitos Humanos e da Escola do Legislativo, recebeu cerca de 250 pessoas no Plenário Vereador Zózimo Ramos Couto na última sexta-feira, 17 de junho.

Alunos do curso Normal, membros da Sociedade dos Surdos de Divinópolis e da Associação dos Surdos, estudantes de Serviço Social e Psicologia, representantes da Adefom e diversos professores e interessados no assunto lotaram a Casa Legislativa para ouvir os palestrantes Rodrigo Rocha Mata e Juliano Salomon de Oliveira, vindos de Belo Horizonte.

Rodrigo, Diretor Regional da Feneis - Federação Nacional de Educação dos Surdos, que é surdo, proferiu palestra em Libras sobre a "Inclusão do Surdo na Sociedade com Ênfase na Educação". Ele foi interpretado em português pelo outro palestrante, Juliano Salomon.

Juliano, Presidente da Apilsemg - Associação dos Intérpretes de Língua de Sinais do Estado de Minas Gerais, falou sobre "A Importância do Tradutor Intérprete na Inclusão do Surdo", destacando também as dificuldades encontradas por este profissional e o trabalho das Apils (Associações de Tradutores/Intérpretes/Guias-Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais) em todo o Brasil.

O segundo palestrante foi interpretado por Denise Gambôa e Fernanda Fernandes.