terça-feira, 14 de junho de 2011

Câmara lançará projeto Divina História

A Câmara de Vereadores, através da Diretoria de Comunicação em parceria com a Escola do Legislativo, realizará o projeto Divina História, para comemorar o Centenário de Divinópolis.

O lançamento do projeto acontecerá no próximo dia 16 de junho e durante os meses que antecedem o Centenário serão realizadas palestras e apresentações sobre a história do município.

Os palestrantes são alguns protogonistas desta história ou descendes, bem como sociólogos, economistas, historiadores dentre outros. O conteúdo produzido no ciclo de palestras irá compor um livro, que será fonte de pesquisa e consulta para as futuras gerações. O lançamento será às 19 horas no Plenário da Câmara.

Primeira Palestra

Para abrir o ciclo de palestras o Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo e seu pai Hilário Azevedo, ex-vice-prefeito, farão uma explanação sobre o início do município.

Eles terão como base o livro "Da História de Divinópolis", de autoria do pai de Hilário Azevedo, Antônio Gontijo de Azevedo em parceria com Francisco Gontijo Azevedo (irmão de Antônio).

Os irmãos Gontijo Azevedo eram filhos de João Severino Azevedo, vereador da primeira Câmara Municipal, instalada em 1912.

Como consta na apresentação do livro, assinada por Beatriz Ferreira Gontijo Moraes, os originais foram elaborados até 1948, ano em que Francisco Azevedo faleceu, deixando a obra inacabada e sem revisão. As informações mais antigas estavam na memória de Antônio Gontijo de Azevedo, que tomou para si o trabalho de revisar os escritos. O livro foi publicado somente em 1988 quando Hilário Azevedo era o vice-prefeito de Divinópolis.

A família Azevedo faz parte da construção da história política de Divinópolis. O atual prefeito Vladimir Azevedo foi vereador por dois mandatos (2001 a 2004 / 2005 a 2008). Seu pai Hilário Azevedo foi vice-prefeito de Aristides Salgado (1983 a 1989) e seu bisavó João Severino Azevedo, vereador da primeira Câmara Municipal, instalada em 1912.

 


O lançamento do Projeto Divina História será às 19 horas, no Plenário da Câmara.


Responsável pela informação: Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Divinópolis