terça-feira, 24 de maio de 2011

Geografia

 Divinópolis

 Adjetivo Pátrio (gentílico)
Divinopolitano

Localização
Latitude: 20°8'21'' Sul
Longitude: 44°54'17'' Oeste

Divisas
Norte: Nova Serrana
Noroeste: Perdigão
Oeste: Santo Antônio do Monte
Sudoeste: São Sebastião do Oeste
Sul: Cláudio
Leste: Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará

Localização Regional
Centro-Oeste de Minas

Superfície
O território do Município possui uma área de 716 km², equivalente a 0,12% da área do Estado. A  área urbana possui 192 km².

Relevo
Geomorfologicamente o Município encontra-se situado na região das terras altas do Sudeste, na faixa hipsométrica entre 600 e 850 m de altitude. O relevo apresenta formações típicas de planaltos dissecados,  como serras e mares de morros.  As porções leste e noroeste do Município são caracterizadas por terras altas que constituem a Serra dos Caetanos (ponto mais alto do município com 1.106 metros). Nas porções leste e sudeste estão situadas as maiores áreas de várzea, onde predominam os terrenos de aluvião.

Geologicamente, o Município é formado por rochas do Pré-Cambriano Arqueozóico com baixa intensidade de mineralização.

A maior parte dos solos são formados de latossolos vermelhos e alaranjados e podzólicos  vermelho amarelo, de textura argilosa. São solos profundos, porosos, meteorizados, pouco resistentes e de reação ácida.  Caracterizam-se pela baixa fertilidade e pela secura durante o inverno.

Principais Serras: Conquista, Piteiras, Quilombo, Amparo, Simão Repuxo, Perobas, Sorocabas, Negra, Flechas, Boa Vista, Capoeira, Seriema e dos Caetanos.

Vegetação
A vegetação predominante no Município de Divinópolis é a do Cerrado, caracterizada pela existência de um estrato arbustivo com árvores espaçadas,  retorcidas, em geral dotadas de cascas grossas e suberosas e de raízes profundas, e pela existência de um estrato herbáceo-graminoso. Entretanto, o  Campo Cerrado encontra-se, em grande parte, degradado pela atividade pastoril, que no Município é praticada de forma extensiva.  
Outro fator de degradação da vegetação é a ocupação urbana, mediante parcelamento do solo.  Observa-se ao longo de alguns córregos e em alguns trechos às margens dos rios Itapecerica e Pará formações de matas galerias. 

Clima
O clima do Município esta classificado como Cwa mesotérmico, caracterizado por invernos secos e verões chuvosos. A temperatura média de inverno é de 16º C aproximadamente. A média do mês mais quente fica em torno dos 25º C. A microrregião de Divinópolis esta contida entre as isoietas 1.100 mm e 1.700 mm. Os meses entre dezembro e fevereiro são os mais chuvosos. Os meses mais  secos são os de outono e inverno ( de abril a setembro). A direção predominante dos ventos é a  sudeste,  na maior parte do ano, e a segunda dinâmica se dá na direção nordeste, durante os meses mais quentes.

Hidrografia
O Município de Divinópolis é banhado pelos Rios Pará e Itapecerica, tendo sua sede cortada por este último e seus afluentes.
A bacia do Rio Pará é  uma das mais importantes  da bacia do Rio São Francisco, de regime tropical austral, abrangendo 16 municípios, com uma área de 234.347 km².

O Rio Pará nasce na Serra das Vertentes, próximo ao povoado de Hidelbrando no município de Resende Costa. Seus principais afluentes em Divinópolis são: Rio Itapecerica, Córrego Ferrador, Córrego da Divisa, Ribeirão do Choro e Ribeirão do Varão.

O Rio Itapecerica nasce no município de Itapecerica, no Morro do Calado, com a denominação de Rio Vermelho  e, na junção dos rios Gama e Santo Antônio, passa à sua denominação de Itapecerica. Banha 03 municípios e corta Divinópolis em uma extensão de 29 km. Seus principais afluentes no Município são: Ribeirão Boa Vista, Córrego Buriti, Córrego do Paiol, Córrego do Nenêm, Córrego Catalão.

Demografia
Em 2008, a estimativa para a população de Divinópolis foi de 213.277 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Rodovias de Acesso
MG-050, BR-494

Distância Rodoviária dos Principais Centros
Belo Horizonte: 106 km
Brasília: 822 km
Rio de Janeiro: 520 km
São Paulo: 540 km

Símbolos Oficiais

Brasão


Criado por Agamenon José Siqueira, premiado em um concurso público, e oficializado pela Lei nº - 1.063 de 24/10/1973, o Brasão está contido num hexágono branco, símbolo de uma célula, sugerindo a ideia de cidade. Duas setas apontam para o sentido Leste-Oeste, como símbolo de expansão do núcleo. A parte superior interna, em negro, estiliza a figura de um lingote, representando a presença marcante das siderurgias locais. A engrenagem na parte inferior simboliza a mecânica das oficinas e das indústrias implantadas. Interligando todo o conjunto (célula, setas, lingote, engrenagem), através da cor branca, destaca-se a figura que simboliza o Divino Espírito Santo, numa alusão ao nome da Cidade do Divino.


Bandeira



A bandeira é o brasão inscrito num retângulo com cor laranja, representando o território municipal, que é constituído principalmente de latossolos vermelho-alaranjados símbolo instituído através de concurso público e  oficializado pela Lei nº 1063 de 24/10/1973.

HINO OFICIAL DE DIVINÓPOLIS

Letra e música de Dr. José Pereira Brasil; oficializado pela Lei nº761 de 01 de agosto de 1967.
I
Das terras do Oeste, Princesa altaneira,
Cidade Oficina, de filhos leais
És tu Divinópolis, bem brasileira
Parcela fecunda de Minas Gerais.

Estribilho:  Cidade Esperança, tu sonhas e anseias
Por lindo futuro de veraz grandeza,
Em que colhas tudo o que hoje semeias
Com os olhos em alvo na tua realeza.

II
Sadio é o civismo que anima tua gente
Afeita ao trabalho, à conquista do pão.
E o Itapecerica, em sua gleba virente
Deriva em murmúrio que é quase oração.

 III
Fazendo da fé e da fraternidade
Um hino sonoro que só paz ensina
Do céu foi que veio teu nome, Cidade,
Crismando-te ao berço: "Cidade Divina".



Mapa





FONTE:


PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS. Anuário Estatístico de Divinópolis (2006). Divinópolis, MG.

www.ibge.gov.br