segunda-feira, 30 de maio de 2011

História

Surgimento do Arraial


Ainda não existem evidências históricas suficientes para explicar como se deu o surgimento do arraial do Divino Espírito Santo da Itapecerica. As informações registradas foram obtidas pela tradição oral que relaciona o início do povoado aos fugitivos da Guerra dos Emboabas, luta que aconteceu na região mineradora de Minas Gerais, no início do século XVIII. Esses fugitivos teriam se fixado às margens do Rio Itapecerica para  escaparem das perseguições que estavam sofrendo.

Pelos vestígios encontrados sabe-se também que estas terras, conhecidas pelos tropeiros da época como Passagem da Itapecerica, era habitada por índios, os chamados candidés.

Em registros datados de 1870, Tomás Teixeira e Francisco de Araújo e Sá são citados como os primeiros moradores civilizados que se estabeleceram no sertão do Espírito Santo da Itapecerica. De acordo com o mesmo documento, os primeiros habitantes teriam chegado aqui por volta de 1760. Em 1770, Manoel Fernandes Teixeira doou o terreno para a construção de uma capela (no mesmo local onde hoje está a Catedral do Divino Espírito Santo) em homenagem ao Divino Espírito Santo e a São Francisco de Paula.

O Arraial do Espírito Santo localizava-se entre importantes centros de povoamento da época, como Pitangui, São Bento do Tamanduá (hoje Itapecerica), São João del-Rei e Barbacena. Sua posição geográfica privilegiada e as pedras da Cachoeira Grande, que facilitavam o trânsito de forasteiros e tropeiros, transformaram o arraial em uma importante rota de comércio o que favoreceu a aglutinação de pessoas.

Em 1890, Divinópolis teve inaugurada a Estação Henrique Galvão (Estrada de Ferro Oeste de Minas) que lhe deu grande impulso civilizatório, criando condições para sua emancipação.

O povoamento de Divinópolis começou a mais de duzentos anos, mas esse tempo não é considerado na contagem de sua idade, que começa a partir da instalação do primeiro governo municipal em 1º de Junho de 1912.

Nesse dia ocorreu a solenidade de instalação da 1ª Legislatura, símbolo da emancipação político-administrativa do recém criado Município, e a posse da primeira Câmara Municipal, que ficou assim constituída:

Cel. Antônio Olímpio de Moraes - Presidente
Adolpho Machado Gontijo – Vice-Presidente 
José Nogueira Guimarães - Secretário
João Severino de Azevedo
José Rodrigues Viegas
Manoel Antônio de Almeida
Octávio Machado Gontijo

Nesta época, todo o controle da cidade era exercido pela Câmara de Vereadores. O Presidente da Câmara também acumulava a função de agente executivo, o que corresponderia hoje às atribuições de Prefeito Municipal. O grupo de vereadores discutia e tomava as decisões que eram implementadas pelo agente executivo, acompanhado pelo secretário e tesoureiro. Desta forma, podemos considerar que Antônio Olímpio de Morais foi, além do primeiro Presidente da Câmara, o primeiro Prefeito.



Denominações anteriores de Divinópolis

Paragem da Itapecerica
Arraial do Espírito Santo da Itapecerica
Distrito do Espírito Santo
Vila de Henrique Galvão
Vila de Divinópolis
Divinópolis


Em sua história Divinópolis pertenceu às seguintes comarcas:

Sabará
Vila São José do Rio das Mortes (Tiradentes)
Pitangui
Itapecerica

Fonte:

CÂMARA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS (2000). A Prova 8. Divinópolis, MG.

CÂMARA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS (2002). A Prova 9. Divinópolis, MG.

CORGOZINHO, Bastistina M.S. (2003). Nas Trilhas da Modernidade: continuidade e ruptura. Divinópolis, MG.

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS. Anuário Estatístico de Divinópolis (2006). Divinópolis, MG.

www.camaradiv.mg.gov.br

www.divinopolis.mg.gov.br