Escolas do Legislativo

Escola do Legislativo “Deusdedith Afonso Carrilho”

Instaladas em várias câmaras municipais, no Senado e nas assembleias, e reconhecidas em todo o Brasil como um importante instrumento de democracia, as Escolas do Legislativo têm como principais focos promover a educação para a cidadania na sociedade brasileira e a qualificação dos servidores do Poder Legislativo.

Funcionando em Divinópolis desde 2008, a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Divinópolis encontra-se instalada no Centro de Atendimento ao Cidadão. Cursos, seminários e palestras são algumas ferramentas usadas com o objetivo de melhorar o funcionamento da Câmara de Divinópolis e promover a democracia.

Processo e Técnica legislativa, Orçamento público, Ética, Linguagem Brasileira de Sinais, Legística, Atendimento ao Público, Regras para as Eleições, Segurança Pública, Resíduos Sólidos, Política e Cidadania são alguns temas abordados pela Escola.

Projetos de educação para a cidadania, como o Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa, visitas escolares à sede da Câmara Municipal, eventos cívicos, além de palestras em escolas e na própria sede do Poder Legislativo contribuem para a aproximação do Poder Legislativo com os estudantes e, consequentemente com todos os demais cidadãos.

A Escola é um instrumento de fortalecimento do Poder Legislativo e da própria democracia, a medida que aproxima a população dos centros de decisão, incentivando a participação popular e ensinando aos cidadãos seus direitos e os caminhos para alcançá-los.

A Escola do Legislativo disponibiliza para todas as escolas de Divinópolis palestras e atividades sobre política, cidadania e funcionamento do Poder Legislativo.