quinta-feira, 30 de junho de 2011

Projeto "Divina História" | Palestra: A Presença Evangélica em Divinópolis

Dando continuidade ao Projeto Divina História, a Câmara Municipal receberá em seu Plenário, às 14h do dia 06 de julho, o palestrante Elizeu Ferreira que falará sobre  "A Presença Evangélica em Divinópolis".

Elizeu é autor do livro já editado "Divinópolis – Rastros e Pegadas" e mais cinco a serem editados: 
ATA Nº1: Os Batistas de Divinópolis Rumo ao Centenário”
   “Bairros de Divinópolis”; 
   Coletâneas: “Pensamentos Para Você Pensar”;
   “Pedro X. Gontijo, uma História ligada a História”;
Garimpando a História de Divinópolis”.

1º Encuentro Internacional Legislativos en América Latina


 
A Comissão Organizadora do Primeiro Encontro Internacional "Legislativos en América Latina: mirada crítica y agendas pedientes", que é um esforço conjunto do Grupo de Estudos Legislativos da Associação Latino-Amricana de Ciência Política (GEL-ALACIP) e do Centro de Estudos Legislativos da Universidade Federal de Minas Gerais (CEL / DCP-UFMG), convida os professores da Escola do Legislativo e demais servidores da Câmara Municipal para o evento que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro na UFMG.

O objetivo do Encontro Internacional é propriciar a reflexão crítica da produção teórica e metodológica sobre o Poder Legislativo na América Latina por meio da realização de um balanço dos progressos alcançados pelos estudiosos do Legislativo na última década e dos limites teórico-metodológicos e das lacunas em termos da agenda de pesquisa, identificando linhas de investigação para o futuro. Espera-se ainda propiciar o mapeamento da produção na área dos estudos legislativos nas Universidades e Centros de Pesquisa dos países da região e incentivar projetos conjuntos de investigação, compatilhamento de dados e intercâmbios entre os pesquisadores. Além disso, incentivar cooperação no desenvolvimento de projetos entre redes de pesquisadores e instituições de pesquisa, principalmente na realização de estudos comparados sobre os legislativos latino-americanos.

Mais informações:  www.fafich.ufmg.br/encuentrogel

terça-feira, 28 de junho de 2011

Faculdade Pitágoras oferece 50% de bolsa para novos alunos de Jornalismo

A Faculdade Pitágoras de Divinópolis fechou uma importante parceria social com o Instituto Educa Mais Brasil e, para o próximo vestibular, está oferecendo 60 bolsas de 50% para novos alunos que se matricularem curso de Jornalismo. O próximo vestibular será realizado no domingo (03/07), às 14h, no Campus da Faculdade Pitágoras de Divinópolis, e as inscrições podem ser feitas até o dia 02/07, no site www.vestibularja.com.br. A parceria oferece bolsa parcial apenas para novos alunos.

De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Pitágoras, Prof. Francisco Resende, caso seja formada uma turma com 60 alunos no curso de Jornalismo, todos terão direito a uma bolsa de 50%, pagando apenas metade do valor da mensalidade durante todo o curso. “É uma parceria de cunho social, que tem como objetivo a inclusão educacional em nossa região. Além disso, é a grande oportunidade para quem sempre quis fazer o curso de Jornalismo e encontrava no aspecto financeiro a grande dificuldade”, explicou.  

Imbuído do compromisso com a democratização do acesso ao ensino superior no país, o instituto Educa Mais Brasil trabalha em prol do desenvolvimento da educação. Com apoio de instituições parceiras, o programa investe na formação de futuros universitários, que farão a diferença na construção de um país mais justo e desenvolvido. Com 8 anos de atuação no mercado e mais de 60 mil alunos beneficiados, o Educa Mais Brasil concede bolsas de estudo de 50% aprovadas antes mesmo de prestar o vestibular na Faculdade. Além da mensalidade reduzida, a vantagem do programa é dispensar a cobrança após a formatura. Esta importante parceria social entre a Faculdade Pitágoras e o Educa Mais Brasil oferece enorme possibilidade de acesso ao Ensino Superior a todos, promovendo a inclusão educacional.

Os interessados pelo curso de Jornalismo com 50% de bolsa devem, primeiramente, se inscrever no site www.educamaisbrasil.com.br, escolhendo o curso e a Faculdade indicados (Faculdade Pitágoras de Divinópolis – curso de Jornalismo). Após o cadastro, o interessado deve se inscrever para o vestibular da Faculdade Pitágoras, optando pelo curso de Jornalismo, no site www.vestibularja.com.br. Mais informações sobre esta parceria e sobre o vestibular no telefone (37) 2101 4818.

Curso de Jornalismo da Faculdade Pitágoras

O curso de Jornalismo da Faculdade Pitágoras de Divinópolis é um dos mais bem conceituados da região Centro-oeste. Desde 2001, é responsável pela formação de centenas de jornalistas que atuam na imprensa e em organizações de todo o Brasil. Conta com corpo docente extremamente qualificado e com experiência de mercado, além de modernos laboratórios de informática, rádio e TV. Reconhecida nacionalmente, a TV Pitágoras, laboratório do curso de Jornalismo, foi premiada pela associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU) como a primeira TV Universitária a produzir um programa de auditório - Gente que Pensa, exibido mensalmente pela TV Candidés, além de possuir uma importante parceria de conteúdo com o Canal Futura (Rede Globo).



Bolsas de 50% no curso de Jornalismo – Faculdade Pitágoras


1º passo
Acessar o site www.educamaisbrasil.com.br, fazer a inscrição escolhendo Faculdade Pitágoras de Divinópolis e o curso de Jornalismo


2º passo
Acessar o site www.vestibularja.com.br, até o dia 02/07, e se inscrever para o vestibular, optando pelo curso de Jornalismo.


3º passo

Fazer a prova no domingo (03/07) e aguardar o contato do Instituto Educa Mais Brasil, com a sua classificação para a Bolsa. Após o contato, fazer a matrícula com direito à Bolsa.




segunda-feira, 20 de junho de 2011

"I Encontro Inclusão e Cidadania" lota Plenário da Câmara

A Câmara Municipal de Divinópolis, através da Comissão de Direitos Humanos e da Escola do Legislativo, recebeu cerca de 250 pessoas no Plenário Vereador Zózimo Ramos Couto na última sexta-feira, 17 de junho.

Alunos do curso Normal, membros da Sociedade dos Surdos de Divinópolis e da Associação dos Surdos, estudantes de Serviço Social e Psicologia, representantes da Adefom e diversos professores e interessados no assunto lotaram a Casa Legislativa para ouvir os palestrantes Rodrigo Rocha Mata e Juliano Salomon de Oliveira, vindos de Belo Horizonte.

Rodrigo, Diretor Regional da Feneis - Federação Nacional de Educação dos Surdos, que é surdo, proferiu palestra em Libras sobre a "Inclusão do Surdo na Sociedade com Ênfase na Educação". Ele foi interpretado em português pelo outro palestrante, Juliano Salomon.

Juliano, Presidente da Apilsemg - Associação dos Intérpretes de Língua de Sinais do Estado de Minas Gerais, falou sobre "A Importância do Tradutor Intérprete na Inclusão do Surdo", destacando também as dificuldades encontradas por este profissional e o trabalho das Apils (Associações de Tradutores/Intérpretes/Guias-Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais) em todo o Brasil.

O segundo palestrante foi interpretado por Denise Gambôa e Fernanda Fernandes.





terça-feira, 14 de junho de 2011

Câmara lançará projeto Divina História

A Câmara de Vereadores, através da Diretoria de Comunicação em parceria com a Escola do Legislativo, realizará o projeto Divina História, para comemorar o Centenário de Divinópolis.

O lançamento do projeto acontecerá no próximo dia 16 de junho e durante os meses que antecedem o Centenário serão realizadas palestras e apresentações sobre a história do município.

Os palestrantes são alguns protogonistas desta história ou descendes, bem como sociólogos, economistas, historiadores dentre outros. O conteúdo produzido no ciclo de palestras irá compor um livro, que será fonte de pesquisa e consulta para as futuras gerações. O lançamento será às 19 horas no Plenário da Câmara.

Primeira Palestra

Para abrir o ciclo de palestras o Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo e seu pai Hilário Azevedo, ex-vice-prefeito, farão uma explanação sobre o início do município.

Eles terão como base o livro "Da História de Divinópolis", de autoria do pai de Hilário Azevedo, Antônio Gontijo de Azevedo em parceria com Francisco Gontijo Azevedo (irmão de Antônio).

Os irmãos Gontijo Azevedo eram filhos de João Severino Azevedo, vereador da primeira Câmara Municipal, instalada em 1912.

Como consta na apresentação do livro, assinada por Beatriz Ferreira Gontijo Moraes, os originais foram elaborados até 1948, ano em que Francisco Azevedo faleceu, deixando a obra inacabada e sem revisão. As informações mais antigas estavam na memória de Antônio Gontijo de Azevedo, que tomou para si o trabalho de revisar os escritos. O livro foi publicado somente em 1988 quando Hilário Azevedo era o vice-prefeito de Divinópolis.

A família Azevedo faz parte da construção da história política de Divinópolis. O atual prefeito Vladimir Azevedo foi vereador por dois mandatos (2001 a 2004 / 2005 a 2008). Seu pai Hilário Azevedo foi vice-prefeito de Aristides Salgado (1983 a 1989) e seu bisavó João Severino Azevedo, vereador da primeira Câmara Municipal, instalada em 1912.

 


O lançamento do Projeto Divina História será às 19 horas, no Plenário da Câmara.


Responsável pela informação: Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Divinópolis

Foto dos Vereadores, Prefeito e Vice

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pré-Vestibular Popular de Divinópolis está com inscrições abertas

O Curso Pré-Vestibular Popular Professor Carlos Altivo realiza inscrições para o processo seletivo, até dia 24 de junho de 2011, de 7h30min a 10h30min e de 13h a 16h, à Rua Rio de Janeiro, 728, Centro, sala 406, Edifício Daldegan (onde a loja da operadora Vivo funciona). O Pré-Vestibular Popular oferece o número de segurança de 200 vagas e será realizado no Colégio Roberto Carneiro (unidade única), situado à Rua Minas Gerais, 593, Centro.

Para o egresso do Ensino Médio (fora de sala de aula por algum tempo), a documentação requerida é: histórico escolar, documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e duas fotos 3x4. Como contribuição para inscrição, cada candidato deve entregar 200 folhas de papel A4 - o material será doado às escolas municipais. Para o estudante de terceiro ano do Ensino Médio, é necessária apresentação de documento de identidade, CPF, comprovante de endereço, duas fotos 3x4, declaração de curso de terceiro ano em andamento da escola de origem e 200 folhas de papel A4.

A prova do processo seletivo para as vagas do Pré-Vestibular Popular acontece dia 10 de julho, às 8 horas, na Faculdade Pitágoras, à Rua Santos Dumont, bairro Do Carmo. A divulgação de resultados é dia 12 de julho, com as matrículas realizando-se entre os dias 13 e 22 de julho, mediante apresentação de duas fotos 3x4 e 500 folhas de papel A4. As aulas começam dia 1 de agosto e terminam dia 30 de novembro.

O Pré-Vestibular Popular oferece aulas a quatro turmas de 50 alunos. “O Governo Municipal democratizou o acesso ao ensino público ao egresso do Ensino Médio com o Curso Pré-Vestibular Popular, que lhe permite concorrer a uma vaga em universidades públicas”, disse Juarez Moreira, coordenador do Pré-Vestibular Popular.

Este programa foi instituído pela Lei n. 47/2010 pelo Governo Municipal para oferecer aos munícipes no terceiro ano do Ensino Médio ou egressos do Ensino Médio curso preparatório para vestibular ou pré-ENEM, tanto para universidade pública como particular. Para candidatar-se a vaga, o aluno precisa estudar em escola pública e, se em escola particular, deve apresentar declaração de bolsa de estudo institucional de 100%.


Responsável pela notícia: Secretaria Adjunta de Comunicação Social | Telefone: (37) 3229.6712

Prefeito Vladimir será o primeiro palestrante do Projeto Divina História




A Câmara de Vereadores lançará no próximo dia 16 de junho, o projeto Divina História. E para abrir o ciclo de palestras o Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo e seu pai Hilário Azevedo, ex-vice-prefeito, farão uma explanação sobre o início da história do município.

Eles terão como base o livro “Da História de Divinópolis”, de autoria do pai de Hilário Azevedo, Antônio Gontijo de Azevedo em parceria com Francisco Gontijo Azevedo (irmão de Antônio).

Os irmãos Gontijo Azevedo eram filhos de João Severino Azevedo, vereador da primeira Câmara Municipal, instalada em 1912.

Como consta na apresentação do livro, assinada por Beatriz Ferreira Gontijo Moraes, os originais foram elaborados até 1948, ano em que Francisco Azevedo faleceu, deixando a obra inacabada e sem revisão. As informações mais antigas estavam na memória de Antônio Gontijo de Azevedo, que tomou para si o trabalho de revisar os escritos. O livro foi publicado somente em 1988 quando Hilário Azevedo era o vice-prefeito de Divinópolis.

A família Azevedo faz parte da construção da história política de Divinópolis. O atual prefeito Vladimir Azevedo foi vereador por dois mandatos (2001 a 2004 / 2005 a 2008). Seu pai Hilário Azevedo foi vice-prefeito de Aristides Salgado (1983 a 1989) e seu bisavó João Severino Azevedo, vereador da primeira Câmara Municipal.

O lançamento do Projeto Divina História será no dia 16 de junho, às 19 horas, no Plenário da Câmara.
 
 
Responsável pela notícia: Diretoria de Comunicação Social | Câmara Municipal de Divinópolis

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CONVITE: I Encontro "Inclusão e Cidadania"

A Câmara Municipal de Divinópolis, através da Comissão de Direitos Humanos e da Escola do Legislativo, realizará o I Encontro “Inclusão e Cidadania”, no dia 17 de junho, às 19h30, no  Plenário Vereador Zózimo Ramos Couto (Rua São Paulo, 277 - Centro).

PALESTRAS
 

A Inclusão do Surdo na Sociedade com Ênfase na Educação 
Rodrigo Rocha Mata
Diretor Regional da Feneis | Federação Nacional de Educação dos Surdos
 

A  Importância do Tradutor  Intérprete na Inclusão do Surdo
Juliano Salomon de Oliveira
Presidente da Apilsemg  -  Associação dos Intérpretes de Língua de Sinais do Estado de Minas Gerais.

Inscrição: escoladolegislativo@camaradiv.mg.gov.br  |  2102.8281


O curso é gratuito e será fornecido certificado.

APOIO: AAVIDA, SSDIV - Sociedade dos Surdos de Divinópolis, UNIFENAS

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Assembleia oferece cursos a distância na área de Português

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais está oferecendo dois cursos a distância na área de Português. As pessoas interessadas em participar devem se inscrever ainda neste semestre. Para isso, basta acessar a página da Escola do Legislativo (www.almg.gov.br/escola), escolhendo a página "Educação a Distância" e, em seguida, acessando o link para o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Assembleia.

(PARA TER ACESSO MAIS RÁPIDO À PÁGINA, O INTERESSADO PODE CLICAR NO LINK ALMG DO LADO DIREITO DESTE BLOG)

Saiba mais sobre os dois cursos a distância:

Treinando a Ortigrafia: O objetivo é familiarizar os alunos com as principais mudanças trazidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que terá o uso obrigatório a partir de 2012.

Noções de Ortografia: O curso faz uma revisão atualizada das normas básicas que regem a escrita oficial da língua portuguesa.

Para ter direito à certificação nos dois cursos, os participantes deverão estudar o conteúdo das aulas e realizar os exercícios correspondentes. As atividades foram elaboradas pela professora Solange Nagem Sabbagh, redatora-revisora aposentada da ALMG.
Fonte: ALMG