terça-feira, 9 de agosto de 2011

Servidores da Câmara de Divinópolis participam de curso da ALMG sobre orçamento público

Com a participação de 40 representantes de 17 Câmaras Municipais, situadas em nove das 10 macrorregiões do Estado, teve início na segunda-feira, dia 1º de agosto, o curso a distância "Orçamento Público Municipal". Oferecido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais aos vereadores e servidores dos legislativos municipais, o curso integra o Programa de Formação de Multiplicadores, coordenado pela Escola do Legislativo. A iniciativa visa contribuir para a formação de um corpo capacitado de servidores junto às Câmaras Municipais mineiras, aptos a atuarem como multiplicadores na oferta de atividades de educação legislativa.

Esta terceira edição do programa será realizada em duas etapas e traz, como novidade, a incorporação dos recursos da educação a distância, com o objetivo de ampliar o alcance das ações de capacitação a um maior número de municípios. A primeira etapa, de 1º de agosto a 02 de setembro, visa a formação de multiplicadores, junto às Câmaras Municipais, com atividades presenciais e a distância. Na segunda, de 19 de setembro a 31 de outubro, os participantes formados irão mobilizar as Câmaras Municipais da sua região e atuar como tutores no curso a distância, a ser estendido aos novos municípios e oferecido pela ALMG/Escola do Legislativo.

O curso, iniciado na segunda-feira, aborda conteúdos teóricos e práticos sobre organização do Estado brasileiro; noções básicas sobre o sistema orçamentário e as leis que compõem (PPA, LDO e LOA); etapas do ciclo de gestão dos recursos públicos; conceitos básicos de classificação orçamentária; e noções da Lei de Responsabilidade Fiscal e Orçamento Público. As atividades a distância serão concluídas no dia 2 de setembro. No período de 13 a 15 de setembro, os participantes terão uma atividade presencial, em Belo Horizonte, com aulas teóricas e oficinas de preparação didática e formação de tutores.

Participam do grupo de multiplicadores servidores das Câmaras de Belo Horizonte, Capelinha, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Iturama, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Taiobeiras, Três Corações, Uberaba, Uberlândia e Visconde do Rio Branco.

Responsável pela informação: Escola do Legislativo da ALMG- 31 21083400