terça-feira, 31 de maio de 2011

Prefeitura abre inscrições para cursos profissionalizantes

A Secretaria de Desenvolvimento Social, pela Gerência de Inclusão Social, recebe inscrições para vários cursos profissionalizantes. As vagas são direcionadas para pessoas atendidas pelo Bolsa Família.

No Núcleo Profissionalizante Rosenwald Hudson de Oliveira, que funciona no bairro Danilo Passos II, serão ministrados os cursos de artesanato, cabeleireiro, informática, costura industrial/modelagem e marcenaria. No Núcleo Profissionalizante Padre Pedrosa, no bairro Santa Rosa, serão ofertados os cursos de costura industrial/ modelagem, pesponto e informática.

As inscrições serão abertas na próxima quinta-feira (02/06) e seguem até 30/06.  As aulas começam no dia 1º de agosto.

Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas. Os interessados devem procurar as unidades dos núcleos profissionalizantes para saber dos demais critérios de participação, como limite de idade para participação, entre outros.

O Núcleo Profissionalizante Padre Pedrosa fica na rua Geraldo Magela, 640, bairro Santa Rosa, e o Núcleo Profissionalizante Rosenwald Hudson de Oliveira fica na rua rua José Santos Silva, 145, Danilo Passos II.

Fonte: Secretaria Adjunta de Comunicação Social | Prefeitura Municipal de Divinópolis

segunda-feira, 30 de maio de 2011

História

Surgimento do Arraial


Ainda não existem evidências históricas suficientes para explicar como se deu o surgimento do arraial do Divino Espírito Santo da Itapecerica. As informações registradas foram obtidas pela tradição oral que relaciona o início do povoado aos fugitivos da Guerra dos Emboabas, luta que aconteceu na região mineradora de Minas Gerais, no início do século XVIII. Esses fugitivos teriam se fixado às margens do Rio Itapecerica para  escaparem das perseguições que estavam sofrendo.

Pelos vestígios encontrados sabe-se também que estas terras, conhecidas pelos tropeiros da época como Passagem da Itapecerica, era habitada por índios, os chamados candidés.

Em registros datados de 1870, Tomás Teixeira e Francisco de Araújo e Sá são citados como os primeiros moradores civilizados que se estabeleceram no sertão do Espírito Santo da Itapecerica. De acordo com o mesmo documento, os primeiros habitantes teriam chegado aqui por volta de 1760. Em 1770, Manoel Fernandes Teixeira doou o terreno para a construção de uma capela (no mesmo local onde hoje está a Catedral do Divino Espírito Santo) em homenagem ao Divino Espírito Santo e a São Francisco de Paula.

O Arraial do Espírito Santo localizava-se entre importantes centros de povoamento da época, como Pitangui, São Bento do Tamanduá (hoje Itapecerica), São João del-Rei e Barbacena. Sua posição geográfica privilegiada e as pedras da Cachoeira Grande, que facilitavam o trânsito de forasteiros e tropeiros, transformaram o arraial em uma importante rota de comércio o que favoreceu a aglutinação de pessoas.

Em 1890, Divinópolis teve inaugurada a Estação Henrique Galvão (Estrada de Ferro Oeste de Minas) que lhe deu grande impulso civilizatório, criando condições para sua emancipação.

O povoamento de Divinópolis começou a mais de duzentos anos, mas esse tempo não é considerado na contagem de sua idade, que começa a partir da instalação do primeiro governo municipal em 1º de Junho de 1912.

Nesse dia ocorreu a solenidade de instalação da 1ª Legislatura, símbolo da emancipação político-administrativa do recém criado Município, e a posse da primeira Câmara Municipal, que ficou assim constituída:

Cel. Antônio Olímpio de Moraes - Presidente
Adolpho Machado Gontijo – Vice-Presidente 
José Nogueira Guimarães - Secretário
João Severino de Azevedo
José Rodrigues Viegas
Manoel Antônio de Almeida
Octávio Machado Gontijo

Nesta época, todo o controle da cidade era exercido pela Câmara de Vereadores. O Presidente da Câmara também acumulava a função de agente executivo, o que corresponderia hoje às atribuições de Prefeito Municipal. O grupo de vereadores discutia e tomava as decisões que eram implementadas pelo agente executivo, acompanhado pelo secretário e tesoureiro. Desta forma, podemos considerar que Antônio Olímpio de Morais foi, além do primeiro Presidente da Câmara, o primeiro Prefeito.



Denominações anteriores de Divinópolis

Paragem da Itapecerica
Arraial do Espírito Santo da Itapecerica
Distrito do Espírito Santo
Vila de Henrique Galvão
Vila de Divinópolis
Divinópolis


Em sua história Divinópolis pertenceu às seguintes comarcas:

Sabará
Vila São José do Rio das Mortes (Tiradentes)
Pitangui
Itapecerica

Fonte:

CÂMARA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS (2000). A Prova 8. Divinópolis, MG.

CÂMARA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS (2002). A Prova 9. Divinópolis, MG.

CORGOZINHO, Bastistina M.S. (2003). Nas Trilhas da Modernidade: continuidade e ruptura. Divinópolis, MG.

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS. Anuário Estatístico de Divinópolis (2006). Divinópolis, MG.

www.camaradiv.mg.gov.br

www.divinopolis.mg.gov.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Escola do Legislativo entrega certificados do curso de LDO

A Escola do Legislativo entregou na quarta-feira (25) os certificados do curso Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO realizado no último dia 18.

Disponíveis no Centro de Atendimento ao Cidadão - CAC da Câmara Municipal, os certificados podem ser retirados de 12 às 18 horas pelos participantes.

O curso, ministrado pelo Professor Vander Lúcio Penha, contou com a participação de quase cinquenta pessoas: servidores da Câmara, representantes de vários conselhos municipais, estudantes e cidadãos interessados no tema.

Mais de 90% dos participantes atribuíram notas 9 e 10 para a atuação do professor, seu domínio do conteúdo e sua clareza nas explicações. A grande maioria do público presente deu notas 8, 9 e 10 para os itens "atendimento aos objetivos e conteúdos propostos" e "contribuição para o aperfeiçoamento profissional".

Além das notas, a Escola colheu críticas e sugestões para a melhoria dos próximos eventos.

Envie você também sugestões para o seguinte e-mail escoladolegislativo@camaradiv.mg.gov.br.

Participação Popular

Conheça os vários serviços e instrumentos de participação popular oferecidos pela Câmara:

Acesso gratuito à Internet: Projeto de inclusão digital em que todo cidadão pode utilizar a internet do Centro de Atendimento ao Cidadão - CAC durante 30 minutos diários e imprimir até cinco páginas de documentos ou informações importantes. Horário de funcionamento: 12 às 18h.

Agenda de Reuniões e Eventos: O CAC agenda o empréstimo da Sala Vereador José Constantino e do Plenário Vereador Zózimo Ramos para reuniões de interesse da comunidade.

Audiência Pública: Debates públicos com a participação de técnicos, autoridades e população sobre assuntos de interesse da cidade.

Câmara Escuta - 0800 28 37 890: Serviço de ouvidoria para receber as denúncias, queixas, reclamações e pedidos da população e, em seguida, encaminhá-las às Comissões Legislativas para as providências necessárias.

Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC: Dentre as várias atividades do CAC, destacam-se os instrumentos que visam o fortalecimento do elo entre comunidade e Câmara, através de ações que estimulam a participação popular nos centros das decisões políticas. O CAC mantém ainda um posto de recepção, orientação, atendimento, encaminhamento e acompanhamento do cidadão e de suas organizações, facilitando o acesso aos serviços públicos e ao conhecimento de seus direitos e deveres.

Centro do Voluntariado: Um dos serviços oferecidos pelo CAC, o Centro do Voluntariado “Rosenwald Hudson de Oliveira” tem como objetivo incentivar, mobilizar e cadastrar instituições que necessitam do trabalho voluntário e pessoas interessadas em ajudar.

Comissão de Direitos Humanos e Defesa Social: Comissão de vereadores responsável pela defesa dos direitos individuais, coletivos e políticos, direitos das etnias e dos grupos sociais minoritários e pela promoção e divulgação dos direitos humanos.

Comissão de Participação Popular: Comissão de parlamentares voltada para o incentivo à cidadania através de reuniões comunitárias, consulta pública e recebimento de críticas e sugestões sobre os trabalhos parlamentares.

Comunicação Especial: Promove a inclusão social através da interpretação das reuniões da Câmara na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e do atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais, auxiliando-as no desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e na de defesa de seus direitos e deveres.

Escola do Legislativo: A Escola do Legislativo “Dr. Deusdedith Afonso Carrilho” tem por objetivo qualificar os profissionais da Câmara Municipal de Divinópolis e região, além de promover ações de educação para a cidadania no intuito de promover a participação popular.

Legislativo na Escola: Programa do CAC que visa a interação entre as escolas do município e a Câmara Municipal através de palestras, minicursos e oficinas com temas que esclareçam o papel dos poderes constituídos e incentivam a participação popular.

Ouvidoria Legislativa: O serviço de ouvidoria tem por finalidade receber, examinar, encaminhar e acompanhar as reclamações, críticas e sugestões de pessoas físicas e jurídicas relativas ao funcionamento da Câmara Municipal de Divinópolis e ao exercício ilegal, negligente ou abusivo no exercício de empregos ou funções no âmbito do Município. A Ouvidoria funciona na Consultoria Jurídica da Comissão de Direitos Humanos e Defesa Social e pode ser também contatada pelo e-mail ouvidoria@camaradiv.mg.gov.br, pelo telefone 2102.8219 ou pelo site da Câmara, www.camaradiv.mg.gov.br.

Projetos de Lei de Iniciativa Popular: Salvo nas hipóteses de iniciativa privativa e de matéria indelegável, a iniciativa popular é exercida pela apresentação, à Mesa Diretora da Câmara, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, 5% (cinco por cento) dos eleitores do Município, em lista organizada por entidade legalmente constituída. Quando se tratar de interesse específico no âmbito de bairro ou distrito, a iniciativa popular poderá ser tomada por 5% dos eleitores inscritos ali domiciliados.

Reunião Comunitária: Reuniões realizadas nos bairros entre a população e os vereadores. As Reuniões Comunitárias podem acontecer mensalmente e são agendadas após o pedido dos presidentes de bairro da região interessada.

Tribuna Livre: Espaço aberto à sociedade nas reuniões dos vereadores, ordinárias e extraordinárias, destinado à participação de uma pessoa previamente inscrita no Centro de Atendimento ao Cidadão - CAC.

Urna da Cidadania: A Urna da Cidadania fica na entrada da Câmara Municipal e tem por objetivo promover a participação popular através da coleta de sugestões, críticas e denúncias feitas pela população.

Visitas Escolares: A Câmara está aberta para visitas escolares que podem ser agendadas no CAC, pelo telefone 2102.8214 e 2102.8271 ou pelo e-mail escoladolegislativo@camaradiv.mg.gov.br.

Lista Telefônica

Geral: 2102.8200

Fax Geral: 2102.8290

Câmara Escuta: 0800 28 37 890

Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC: 2102.8214 | 2102.8271

Ouvidoria: 2102.8224

Arquivo Geral: 3214.4658

Comissão de Direitos Humanos: 2102.8224

Comunicação Especial: 2102.8291

Consultoria de Informática: 2102.8236

Controladoria Interna: 2102.8223

Diretoria Administrativa e Financeira: 2102.8226

Diretoria de Comunicação Social: 2102.8282

Diretoria Legislativa: 2102.8239

Divisão de Suprimentos: 2102.8233

Divisão de Transportes: 3214.4658

Gabinete do Presidente: 2102.8213

Procuradoria Geral: 2102.8218

Sala do Pregão: 2102.8228

Secretaria Geral: 2102.8241

Comissões Permanentes

Comissões temáticas, que têm mandato de dois anos, são grupos formados por três vereadores divididos por temas que abrangem os diversos interesses do Município.

Cabe às comissões, em razão da matéria de sua competência ou da finalidade de sua constituição, apreciar e emitir parecer sobre assuntos ou proposições submetidos ao seu exame; iniciar o processo legislativo; realizar audiência pública; convocar servidores efetivos e comissionados do município para prestar informações; encaminhar pedidos de informação ao Prefeito e sua equipe.

Receber reclamações dos cidadãos, solicitar depoimento de qualquer autoridade e cidadão; apreciar plano de desenvolvimento e programa de obras do Município, bem como, acompanhá-los e fiscalizar seus recursos; fiscalizar o Poder Executivo e determinar a realização de perícias, inspeções e auditorias e suas dependências; propor a sustação de atos normativos do Executivo que exorbitem de poder regulamentar; estudar assuntos compreendidos em seu campo temático ou área de atividade.

Atualmente existem oito comissões permanentes na Câmara de Divinópolis, são elas:

Comissão de Justiça, Legislação e Redação
Antônio Paduano – Presidente
Anderson Saleme – Secretário
Beto Machado - Membro

Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
Roberto Bento – Presidente
Dra. Heloísa Cerri – Secretária
Milton Donizete - Membro

Comissão de Administração Pública, Infraeestrutura, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico
Anderson Saleme - Presidente
Edmar Rodrigues - Secretário
Beto Machado - Membro

Comissão de Direitos Humanos e Defesa Social
Hilton de Aguiar - Presidente
Milton Donizete - Secretário
Anderson Saleme - Membro

Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Rodyson do Zé Milton - Presidente
Milton Donizete - Secretário
Beto Machado - Membro

Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência
Geraldinho da Saúde - Presidente
Rodyson do Zé Milton - secretário
Hilton de Aguiar - Membro

Comissão de Participação Popular
Adair Otaviano - Presidente
Antônio Paduano - Secretário
Roberto Bento - Membro

A Comissão de Ética também tem caráter permanente e, diferente das outras comissões cuja composição é feita pelo Presidente da Câmara após indicação dos líderes das bancadas e observação da proporcionalidade partidária, seus membros são escolhidos em votação secreta entre os vereadores. Observe os eleitos para o mandato 2011.

Comissão de Ética
Antônio Paduano - Presidente
Rodyson do Zé Milton - Secretário
Geraldinho da Saúde - Membro

Vereadores

Atualmente a Câmara Municipal de Divinópolis é composta por 13 vereadores, representantes de 8 partidos políticos, eleitos em 5 de outubro de 2008, em pleito direto e simultâneo realizado em todo o país, juntamente com o Prefeito e Vice-Prefeito, para um mandato de quatro anos (1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro 2012).

As Reuniões Ordinárias, sempre abertas à população, são realizadas todas as terças e quintas-feiras, às 14h, no Plenário Vereador Ramos Couto, na sede da Câmara (Rua São Paulo, 277 – Centro).


LEGISLATURA  2009 | 2012

Mesa Diretora 2011

A Mesa Diretora da Câmara, composta por quatro vereadores, tem como função principal administrar a Casa Legislativa. Atualmente, o mandato da Mesa é de um ano.

Paulo César dos Santos (Presidente)
(PRB)
Nome Parlamentar: Pastor Paulo César
www.prpaulo.com | e-mail: pastorpaulo@camaradiv.mg.gov.br
@prpaulocesar
Gabinete: 07
Telefones: (37) 2102.8267 e 2102.8268

Anderson José Ribeiro Saleme (Vice-Presidente)
(PR)
Nome Parlamentar: Anderson Saleme
www.andersonsaleme.blogspot.com | e-mail:andersonsaleme@gmail.com
Twitter: @andersonsaleme
Gabinete: 09
Telefones: (37) 2102.8279 e 2102.8280

José Geraldo Pereira (Primeiro Secretário)
(PR)
Nome Parlamentar: Geraldinho da Saúde
e-mail: geraldinhodasaude@camaradiv.mg.gov.br
Twitter: @geraldinhosaude
Gabinete: 03
Telefones: (37) 2102.8285 e 2102.8286

Rodyson Kristnamurti da Silva Oliveira (Segundo Secretário)
(PSDB)
Nome Parlamentar: Rodyson do Zé Milton
e-mail: rodysonzm@camaradiv.mg.gov.br
Twitter: @rodysonvereador
Gabinete: 05
Telefones: (37) 2102.8270 e 2102.8272


DEMAIS PARLAMENTARES

Adair Otaviano de Oliveira
(PMDB)
Nome Parlamentar: Adair Otaviano
Twitter: @vereadoradair
Gabinete: 02
Telefones: (37) 2102. 8253 e 2102.8254

Antônio de Lisboa Paduano Pereira
(DEM)
Nome Parlamentar: Paduano
Gabinete: 13
Telefones: (37) 2102.8275 e 2102.8276

Edmar Antônio Rodrigues (Líder do Executivo)
(PRTB)
Nome Parlamentar: Edmar Rodrigues
Gabinete: 04
Telefones: (37) 2102.8261 e 2102.8262

Edson José de Sousa
(sem partido)
Nome Parlamentar: Edson Sousa
Gabinete: 01
Telefones: (37) 2102.8251 e 2102.8252

Gilberto Tavares Machado
(PSDB)
Nome Parlamentar: Beto Machado
www.betomacho.com.br | e-mail: betomachado@camaradiv.mg.gov.br
Twiiter:@beto_machadoMG
Gabinete: 06
Telefones: (37) 2102.8265 e 2102.8266

Heloísa Vieira Cerri
(PV)
Nome Parlamentar: Drª. Heloísa Cerri
www.heloisacerri.blogspot.com | e-mail: heloisacerri@camaradiv.mg.gov.br
Twitter: @heloisacerri
Gabinete: 10
Telefones: (37) 2102.8277 e 22102.8278

Hilton de Aguiar
(PMDB)
Nome Parlamentar: Hilton de Aguiar
Gabinete: 12
Telefones: (37) 2102.8273 e 2102.8274

Milton Donizete da Silva
(PRTB)
Nome Parlamentar: Milton Donizete
Twitter: @miltondonizeti
Gabinete: 11
Telefones: (37) 2102.8263 e 2102.8264

Roberto Pedro Bento
(PT do B)
Nome Parlamentar: Roberto Bento
e-mail: robertobento@camaradiv.mg.gov.br
Twitter: robertobento3
Gabinete: 08
Telefones: (37) 2102.8247 e 2102.8248

Funções

A Câmara Municipal é uma instituição muita antiga que herdamos dos colonizadores portugueses e que sempre existiu no Brasil, desde que a primeira foi instalada em São Vicente, São Paulo, em 1532.

Somente em raríssimos períodos de regime de exceção deixaram de funcionar, sendo o mais longo o do Estado Novo, de 1937 a 1945.

A Câmara Municipal é o órgão de representação política do Município com funções relevantes, consagradas pela Constituição Federal e definidas na Lei Orgânica, que se desdobram em:

fazer leis: é a primeira função e a mais importante, consiste em elaborar as leis municipais;

fiscalizar: tem por objetivo o exercício do controle da Administração Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária e ao julgamento das contas apresentadas pelo Prefeito e pela própria Câmara;

julgar: julgamento do Prefeito, o Vice-Prefeito e os próprio vereadores, quando tais agentes públicos cometem infrações político-administrativas ou violações previstas em lei;

administrar-se: refere-se à organização interna, ou seja, a estruturação e organização de seu quadro de pessoal, direção de seus serviços auxiliares e, principalmente, a elaboração de seu Regimento Interno;

assessorar: consiste em sugerir medidas de interesse público, mediante Indicações, Requerimentos e ofícios, nos quais os vereadores apresentam suas justificativas e outras informações necessárias;

informar e educar: informar a população sobre as leis municipais e as matérias em tramitação na Casa Legislativa. Informar ainda sobre os direitos e  os órgãos que os cidadãos devem procurar para fazer valer esses direitos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Geografia

 Divinópolis

 Adjetivo Pátrio (gentílico)
Divinopolitano

Localização
Latitude: 20°8'21'' Sul
Longitude: 44°54'17'' Oeste

Divisas
Norte: Nova Serrana
Noroeste: Perdigão
Oeste: Santo Antônio do Monte
Sudoeste: São Sebastião do Oeste
Sul: Cláudio
Leste: Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará

Localização Regional
Centro-Oeste de Minas

Superfície
O território do Município possui uma área de 716 km², equivalente a 0,12% da área do Estado. A  área urbana possui 192 km².

Relevo
Geomorfologicamente o Município encontra-se situado na região das terras altas do Sudeste, na faixa hipsométrica entre 600 e 850 m de altitude. O relevo apresenta formações típicas de planaltos dissecados,  como serras e mares de morros.  As porções leste e noroeste do Município são caracterizadas por terras altas que constituem a Serra dos Caetanos (ponto mais alto do município com 1.106 metros). Nas porções leste e sudeste estão situadas as maiores áreas de várzea, onde predominam os terrenos de aluvião.

Geologicamente, o Município é formado por rochas do Pré-Cambriano Arqueozóico com baixa intensidade de mineralização.

A maior parte dos solos são formados de latossolos vermelhos e alaranjados e podzólicos  vermelho amarelo, de textura argilosa. São solos profundos, porosos, meteorizados, pouco resistentes e de reação ácida.  Caracterizam-se pela baixa fertilidade e pela secura durante o inverno.

Principais Serras: Conquista, Piteiras, Quilombo, Amparo, Simão Repuxo, Perobas, Sorocabas, Negra, Flechas, Boa Vista, Capoeira, Seriema e dos Caetanos.

Vegetação
A vegetação predominante no Município de Divinópolis é a do Cerrado, caracterizada pela existência de um estrato arbustivo com árvores espaçadas,  retorcidas, em geral dotadas de cascas grossas e suberosas e de raízes profundas, e pela existência de um estrato herbáceo-graminoso. Entretanto, o  Campo Cerrado encontra-se, em grande parte, degradado pela atividade pastoril, que no Município é praticada de forma extensiva.  
Outro fator de degradação da vegetação é a ocupação urbana, mediante parcelamento do solo.  Observa-se ao longo de alguns córregos e em alguns trechos às margens dos rios Itapecerica e Pará formações de matas galerias. 

Clima
O clima do Município esta classificado como Cwa mesotérmico, caracterizado por invernos secos e verões chuvosos. A temperatura média de inverno é de 16º C aproximadamente. A média do mês mais quente fica em torno dos 25º C. A microrregião de Divinópolis esta contida entre as isoietas 1.100 mm e 1.700 mm. Os meses entre dezembro e fevereiro são os mais chuvosos. Os meses mais  secos são os de outono e inverno ( de abril a setembro). A direção predominante dos ventos é a  sudeste,  na maior parte do ano, e a segunda dinâmica se dá na direção nordeste, durante os meses mais quentes.

Hidrografia
O Município de Divinópolis é banhado pelos Rios Pará e Itapecerica, tendo sua sede cortada por este último e seus afluentes.
A bacia do Rio Pará é  uma das mais importantes  da bacia do Rio São Francisco, de regime tropical austral, abrangendo 16 municípios, com uma área de 234.347 km².

O Rio Pará nasce na Serra das Vertentes, próximo ao povoado de Hidelbrando no município de Resende Costa. Seus principais afluentes em Divinópolis são: Rio Itapecerica, Córrego Ferrador, Córrego da Divisa, Ribeirão do Choro e Ribeirão do Varão.

O Rio Itapecerica nasce no município de Itapecerica, no Morro do Calado, com a denominação de Rio Vermelho  e, na junção dos rios Gama e Santo Antônio, passa à sua denominação de Itapecerica. Banha 03 municípios e corta Divinópolis em uma extensão de 29 km. Seus principais afluentes no Município são: Ribeirão Boa Vista, Córrego Buriti, Córrego do Paiol, Córrego do Nenêm, Córrego Catalão.

Demografia
Em 2008, a estimativa para a população de Divinópolis foi de 213.277 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Rodovias de Acesso
MG-050, BR-494

Distância Rodoviária dos Principais Centros
Belo Horizonte: 106 km
Brasília: 822 km
Rio de Janeiro: 520 km
São Paulo: 540 km

Símbolos Oficiais

Brasão


Criado por Agamenon José Siqueira, premiado em um concurso público, e oficializado pela Lei nº - 1.063 de 24/10/1973, o Brasão está contido num hexágono branco, símbolo de uma célula, sugerindo a ideia de cidade. Duas setas apontam para o sentido Leste-Oeste, como símbolo de expansão do núcleo. A parte superior interna, em negro, estiliza a figura de um lingote, representando a presença marcante das siderurgias locais. A engrenagem na parte inferior simboliza a mecânica das oficinas e das indústrias implantadas. Interligando todo o conjunto (célula, setas, lingote, engrenagem), através da cor branca, destaca-se a figura que simboliza o Divino Espírito Santo, numa alusão ao nome da Cidade do Divino.


Bandeira



A bandeira é o brasão inscrito num retângulo com cor laranja, representando o território municipal, que é constituído principalmente de latossolos vermelho-alaranjados símbolo instituído através de concurso público e  oficializado pela Lei nº 1063 de 24/10/1973.

HINO OFICIAL DE DIVINÓPOLIS

Letra e música de Dr. José Pereira Brasil; oficializado pela Lei nº761 de 01 de agosto de 1967.
I
Das terras do Oeste, Princesa altaneira,
Cidade Oficina, de filhos leais
És tu Divinópolis, bem brasileira
Parcela fecunda de Minas Gerais.

Estribilho:  Cidade Esperança, tu sonhas e anseias
Por lindo futuro de veraz grandeza,
Em que colhas tudo o que hoje semeias
Com os olhos em alvo na tua realeza.

II
Sadio é o civismo que anima tua gente
Afeita ao trabalho, à conquista do pão.
E o Itapecerica, em sua gleba virente
Deriva em murmúrio que é quase oração.

 III
Fazendo da fé e da fraternidade
Um hino sonoro que só paz ensina
Do céu foi que veio teu nome, Cidade,
Crismando-te ao berço: "Cidade Divina".



Mapa





FONTE:


PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS. Anuário Estatístico de Divinópolis (2006). Divinópolis, MG.

www.ibge.gov.br